REDD+

Trabalhamos em parcerias para conservar mais de 1 milhão de hectares de floresta nativa na Amazônia.

Nossos projetos são desenvolvidos com comunidades ou proprietários de áreas da Amazônia para evitar invasões e desmatamento ilegal, promover a pesquisa científica e monitoramento da biodiversidade e estimular atividades econômicas florestais baseadas em produtos madeireiros e não madeireiros.


A Suzano Papel e Celulose escolheu o projeto Jari Amapá REDD+ dentre outras iniciativas apresentadas por sua credibilidade e por estar alinhado a nossa estratégia de sustentabilidade, ou seja, aos nossos valores e princípios. A Biofilica nos apresentou um projeto eficaz, reconhecido e validado pelos órgãos competentes e comprometido com uma atuação socioambiental. Desta forma podemos vislumbrar e implantar alternativas para áreas de grande importância para a conservação alinhadas com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

Alexandre Di Ciero
Gerente executivo de Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose

COMPENSAÇÃO DE RESERVA LEGAL

Compensamos o déficit de Reserva Legal em propriedades rurais com um banco de áreas cuidadosamente selecionado:

PARA OFERTANTE

Oportunidades seguras de recebimento pela manutenção da reserva legal;

Acompanhamento da negociação dos contratos de compensação ambiental;

Controle de pagamentos e recebimentos nos termos estabelecidos entre as partes;

Realização dos procedimentos técnicos e processuais necessários junto a órgãos ambientais.

PARA DEMANDANTE

Oportunidades seguras de regularização da reserva legal;

Diligência documental anterior à negociação, para garantir a integridade legal da área a ser adquirida ou arrendada;

Realização dos procedimentos técnicos e processuais junto a órgãos ambientais;

Monitoramento ambiental da área arrendada, oferecendo segurança ao arrendatário.


Nós sabíamos que tínhamos um grande potencial na fazenda para o CRA e demos preferência à Biofílica pelo fato de ser uma empresa idônea, com experiência e Know-how na área ambiental. Estamos bastante satisfeitos com todo o processo de acompanhamento e parceria que a empresa tem realizado conosco.

Marcio Pinheiro
Ofertante de Reserva Legal


A Sequoia Energia atua no segmento de geração de energia eólica no Brasil, e para atender normas do órgão ambiental, nos solicitaram a contratação de uma área para fazer uma compensação de Reserva Legal de nossos projetos eólicos. Com isso, após diversas pesquisas no mercado, identificamos a Biofílica Investimentos Ambientais, como sendo uma referência neste segmento voltado a serviços diretamente ligados ao meio ambiente.

Desta forma, em 2014 fizemos nosso primeiro contrato entre as partes, deu tudo certo na emissão da licença ambiental, e novamente em 2016 foi feita outra contratação de área junto a Biofílica para atender o órgão ambiental. Estamos bastante satisfeitos, e, sem dúvida, essa parceria comercial deverá se estender por muito tempo entre nossas empresas.

Frederico Prado
Demandante de Reserva Legal

CADASTRO AMBIENTAL RURAL E CADEIAS PRODUTIVAS

Unimo-nos à Santiago & Cintra Consultoria, líder brasileira em tecnologia geoespacial, para registrar propriedades rurais brasileiras no sistema oficial conhecido como Cadastro Ambiental Rural (CAR).

CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico obrigatório, é fundamental para a regularização ambiental e planejamento da propriedade rural. A união Biofílica e SCCON realizou a inscrição de propriedades rurais no CAR junto a importantes cooperativas e empresas do agronegócio e silvicultura, colaborando para o cumprimento do Novo Código Florestal e seus desdobramentos.

A parceria Biofílica e SCCON gerou a Auditsat, empresa focada em monitorar e fiscalizar imóveis rurais via sensoriamento remoto para uso em atividades de financiamento e seguro rural, assim como na gestão ambiental de cadeias de suprimentos. As soluções trazem transparência, rastreabilidade, eficiência e consistência no reporte das operações, integrando informações financeiras, ambientais e de negócio, para fomentar práticas sustentáveis e monitoramento dessas práticas.

Saiba mais sobre nossos projetos de CAR:


CADEIAS PRODUTIVAS

A parceria Biofílica & SCCON gerou uma nova empresa focada em monitorar e fiscalizar imóveis rurais via sensoriamento remoto: a Auditsat. A Auditsat realiza monitoramento, fiscalização e auditoria de garantias de financiamentos agrícolas e seguros rurais assim como monitoramento e auditoria ambiental das cadeias de produção de indústrias de produtos de consumo. Viabilizando assim transparência, rastreabilidade, validação e reporte ao longo de todas as operações de financiamento agrícola e cadeias de produtos.

CONSULTORIA

A Biofílica oferece serviço de consultoria especializada em temas relacionados a mudanças climáticas, biodiversidade, conservação e gestão florestal.

Expertise diferenciada na intersecção destes temas foi construída desde 2008 pela atuação nos projetos de conservação (REDD+), serviços de Cadastro Ambiental Rural e desenvolvimento do mercado de compensação de reserva legal.

Nossos clientes são governos, organismos multilaterais, organizações do terceiro setor e/ ou empresas que buscam estudos, análises e diagnósticos especializados.

Entre os trabalhos que desenvolvemos estão:

PUBLICAÇÕES



Guia para a Elaboração de
Projetos de Carbono e de Serviços Ambientais
Boletim CRL
Junho 2017
Boletim CRL
Destaque

QUEM SOMOS

A Biofílica é uma empresa brasileira focada na gestão e conservação de florestas a partir da comercialização de serviços ambientais, investimentos em pesquisa, desenvolvimento socioeconômico de pessoas e comunidades e intermediação de negócios entre produtores e proprietários de matas nativas.

Com o objetivo de contribuir para a criação e o desenvolvimento de um mercado sólido e confiável de ativos ambientais, a Biofílica investe num modelo de negócio inovador, que permite a conservação de florestas nativas e dos serviços ambientais, proteção da biodiversidade, redução de emissões de e sequestro de carbono, proteção do solo, preservação dos recursos hídricos e melhor planejamento da produção.

Por meio de suas atividades, a Biofílica torna conservação ambiental uma atividade economicamente interessante para proprietários de florestas, comunidades, governos e investidores.