txt-consulta-publica-redd-jari-para

PROJETO

REDD+

JARI AMAPÁ

12 anos de atuação e conservação da Amazônia,​ Desenvolvendo um projeto que valoriza a floresta.

CONSULTA PÚBLICA

Deixe seus comentários no site da VERRA

Clique no link abaixo, acesse o site da VERRA e deixe o seus comentários sobre o nosso projeto.

PROJETO

REDD+

JARI AMAPÁ

12 anos de atuação e conservação da Amazônia,​ Desenvolvendo um projeto que valoriza a floresta.

PROPONENTES

• Biofílica Ambipar Environment
• Fundação Jari e Jari Celulose

LOCALIZAÇÃO

Laranjal do Jari
e Vitória do Jari (AP)

STATUS

VERIFICADO: VCS + CCBS
Créditos Disponíveis para Venda

DATA DE INÍCIO

14 de Fevereiro,
2011

Projeto
REDD+ Jari Amapá

O Projeto REDD+ Jari Amapá tem como objetivo a geração de créditos de carbono a partir do mecanismo REDD+ para a promoção da conservação florestal a fim de gerar benefícios ao clima, biodiversidade e comunidades da região de Laranjal do Jari e Vitória do Jari no Amapá, na Amazônia brasileira. O Projeto REDD+ Jari Amapá é uma parceria da Biofílica Ambipar Environment e o Grupo Jari (Jari Celulose e a Fundação Jari).

Baseadas em um modelo de desenvolvimento econômico que valoriza a floresta, as atividades do projeto são viáveis porque combinam o manejo florestal de baixo impacto com a comercialização dos créditos de carbono.

icon-abrangencia-branco

Área de
Abrangência

+ Mais de

0
hectares
icon-flora-branco

Flora
Protegida

+ Mais de

0
espécies, das quais 54 estão ameaçadas de extinção
icon-fauna-branco

Fauna
Protegida

+ Mais de

0
espécies, das quais 133 estão ameaçadas de extinção

Redução de
Emissões

+ Mais de

0
tCO2eq de
emissões reduzidas por ano

Desmatamento
Evitado

+ Mais de

0
hectares de desmatamento evitado
em 30 anos

Famílias
Impactadas

+ Mais de

0
famílias em
7 comunidades impactadas

SELO OURO PARA BIODIVERSIDADE (CCBS)

Localização
e importância do projeto

O Projeto está localizado no Vale do Jari, nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, ao sul do estado do Amapá, na margem esquerda do rio Jari, na divisa do estado do Pará.

O seu entorno é caracterizado pela presença de várias Unidades de Conservação (UCs), servindo como um corredor ecológico para as áreas preservadas na região. Essa conectividade entre os fragmentos constitui um grande e resiliente sistema de conservação, realizando melhorias significativas na qualidade de vida das populações locais e funcionando como uma zona de amortecimento dos riscos e ameaças para o mosaico de áreas protegidas no Vale do Jari.

Certificados

O Projeto REDD+ Jari Amapá é validado e verificado pelos principais padrões internacionais de certificação de projetos florestais:

Biodiversidade

A Zona de Projeto REDD+ Jari Amapá tem um papel muito importante na conservação da biodiversidade, além de ser a integradora da Área Endêmica do Escudo das Guianas, a Área do Projeto tem ocorrência de espécies globalmente ameaçadas de extinção de acordo com a Lista Vermelha de Espécies em Perigo da IUCN que são protegidas graças à preservação da área.

Comunidade

Através de treinamento técnico e capacitação em produção rural, técnicas agrícolas e florestais de acordo com interesse familiar, o projeto espera tornar os produtores capazes de implementar técnicas agrícolas e florestais adequadas, viabilizando constante produção e geração de receita, produzindo alimentos e gerando renda sem necessidade de abertura de novas áreas, perpetuando os benefícios a si mesmos, ao clima e à biodiversidade.

Desmatamento

Complementar ao monitoramento do desmatamento realizado remotamento com o uso de imagens de satélite, são realizadas ações de patrulhamento regulares por vias fluviais e terrestres na Zona do Projeto, com o objetivo de garantir a proteção da propriedade, prevenindo e identificando ações envolvendo desmatamento, exploração ilegal de madeira e produtos florestais, entre outras atividades ilegais.

Co-Benefícios

O Projeto REDD+ Jari Amapá contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas

O projeto auxilia no combate à fome pela implantação de sistemas sustentáveis de produção de alimentos, recuperação de áreas anteriormente degradadas por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais e diversificação da produção agrícola com a implantação de viveiros de mudas.

303 famílias são beneficiadas inicialmente por cursos focados em produção, organização social, cooperativismo, liderança e gestão financeira, desenvolvendo habilidades que possibilitam melhores condições de emprego.

Todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores das comunidades atuantes, principalmente mulheres, jovens e pessoas marginalizadas.

O projeto fomenta a conservação dos recursos naturais aliada ao desenvolvimento socioeconômico, focando nas cadeias de negócios sustentáveis para melhorar o bem-estar das comunidades locais.

O Projeto REDD+ Vale do Jari tem o potencial de reduzir 19.800.000 tCO2eq de emissões de GEE em 30 anos. Os créditos de carbono são gerados pela prevenção do desmatamento total de 64.866 hectares de floresta nativa.

O projeto protege Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC) e serve de corredor ecológico para áreas preservadas da região, protegendo 133 espécies de fauna e 54 espécies de flora ameaçadas, as quais abrangem uma parcela de espécies endêmicas.

FALE COM NOSSO TIME COMERCIAL

PREENCHA OS DADOS ABAIXO

Downloads

Registro e Documentação

Jari Amapá VCS ID 1115

Monitoring Report

2011

2012 e 2013

PD

Plano de Gestão

CCB

Validation
Verification Reports

CCB

VCS – BF – 2011

VCS – BF

VCS – 2012 e 2013

Publicações sobre o Projeto

Somos uma empresa brasileira focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de serviços ambientais.