PROJETO
REDD+
RESEX JACUNDÁ

PROPONENTES
• Biofílica Ambipar Environment
• ASMOREX

LOCALIZAÇÃO
Machadinho d’Oeste
e Cujubim (RO)

STATUS
VERIFICAÇÃO: VCS + CCBS
Créditos disponíveis para venda

DATA DE INÍCIO
12 de outubro
de 2012
Projeto REDD+ RESEX Jacundá
Projeto REDD+ RESEX Jacundá
Projeto REDD+ RESEX Jacundá
Projeto REDD+ RESEX Jacundá
PROJETO REDD+
RESEX JACUNDÁ
A Reserva Extrativista (RESEX) Rio Preto-Jacundá é uma unidade de conservação estadual criada na década de 90 para populações tradicionais de origem seringalista, localizada no município de Machadinho D’Oeste, estado de Rondônia, possui uma área de + de 95.000 hectares.
O Projeto REDD+ RESEX Jacundá tem como foco o investimento na melhoria da qualidade de vida das comunidades e o monitoramento da cobertura florestal e da biodiversidade. A RESEX está localizada em uma região de grande pressão para a exploração predatória de recursos naturais e sofre carência de serviços públicos básicos. Neste contexto, os moradores encontraram no Projeto REDD+ uma solução para o desenvolvimento social e a conservação das florestas de seu território.

Área de
Abrangência
+ Mais de
dentro da área de atividades de conservação

Flora
Protegida
+ Mais de

Fauna
Protegida
+ Mais de

Redução de Emissões
+ Mais de
emissões reduzidas
por ano

Desmatamento Evitado
+ Mais de

Familias
Impactadas
+ Mais de
SELO OURO PARA BIODIVERSIDADE (CCBS)
SELO OURO PARA COMUNIDADE (CCBS)
Localização e
importância do projeto
O Projeto REDD+ RESEX Jacundá está localizado em uma unidade de conservação estadual, do tipo reserva extrativista (RESEX), situada no nordeste do estado de Rondônia, entre os municípios de Machadinho D’Oeste e Cujubim.
A criação da RESEX em 1996, pelo Decreto Estadual 7.336, foi apoiada em um histórico de luta pelos direitos dos comunitários. Nesse contexto, os objetivos principais do projeto para as comunidades é a elevação do empoderamento local e a melhoria da qualidade de vida, em diversos aspectos, de uma população que busca a recompensa por ser, como se auto intitulam, “guardiões da floresta”.

Biodiversidade
A área de Projeto REDD+ RESEX Jacundá tem um papel muito importante na conservação da biodiversidade, por estar no “Centro de Endemismo Rondônia”, considerado como uma das mais importantes áreas de endemismos de aves na América do Sul. Além disso, a Área do Projeto tem ocorrência de espécies globalmente ameaçadas de extinção de acordo com a Lista Vermelha de Espécies em Perigo da IUCN que são protegidas graças à preservação da área.
Comunidade
As atividades realizadas pelo projeto têm como principal objetivo fortalecer a cultura extrativista e do associativismo diminuindo o êxodo populacional. Por isso, em todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores da RESEX, principalmente mulheres e jovens.
Desmatamento
Complementar ao monitoramento do desmatamento realizado remotamente com o uso de imagens de satélite com alta resolução, o projeto o desenvolvimento de práticas sustentáveis, como extrativismo e manejo florestal sustentável, reduzindo a ocorrência de atividades ilegais por parte dos comunitários e, fortalecendo e protegendo a governança da unidade de conservação.
Co-Benefícios
O Projeto REDD+ RESEX JACUNDÁ contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas

O projeto viabiliza e incentiva o acesso à educação por meio da realização de cursos técnicos e profissionalizantes voltados para as áreas de gestão financeira, administrativa e organização social, além de ter implementado um centro educacional para jovens e adultos, permitindo o acesso a capacitações que possibilitem alcançar melhores condições de emprego e a diversificação de renda.

Todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores das comunidades atuantes, principalmente mulheres e jovens. O projeto conta com um Plano de Vida, onde as atividades promovem o fortalecimento de mulheres na participação das tomadas de decisão da associação de moradores (ASMOREX).

A instalação de 9 placas fotovoltaicas garantiu o aumento da participação de energia renovável na Área do Projeto possibilitando a distribuição de energia limpa e sustentável para as famílias na RESEX, até nas áreas mais remotas. Dessa forma, contando com o sistema energético convencional e o alternativo, 100% das comunidades locais tem acesso à energia.

O projeto atuou na melhoria da infraestrutura local através da construção e implantação do centro educacional de jovens e adultos, do centro comunitário e do ambulatório, além de aumentar o acesso às tecnologias e informação através da aquisição de equipamentos de informática e construção de torre de internet.

O Projeto conta com um Plano de Manejo de Uso Múltiplo, que incentiva a exploração responsável dos recursos naturais, a agricultura de baixo carbono e a recuperação de áreas degradadas, aliado ao desenvolvimento socioeconômico. O projeto atuou na disseminação do conhecimento, treinamentos e capacitações focados no uso eficiente de recursos naturais.

As atividades desenvolvidas pelo projeto são voltadas às práticas sustentáveis na RESEX, valorizando a diversidade cultural, e contribuindo para redução da ocorrência de desmatamento por parte dos comunitários. Como resultado principal houve a redução da emissão de gases de efeito estufa, colaborando diretamente com a meta brasileira de redução de emissões.

A área do projeto possui extrema importância para a permanência dos ambientes naturais dentro e fora de seus limites, além de promover a conservação da biodiversidade, garantindo a manutenção de serviços ecossistêmicos. É importante destacar que os modos de vida tradicional dos moradores ajudam a preservar a qualidade da área.