txt-consulta-publica-redd-jari-para

Desenvolvido na Reserva Extrativista Rio Preto-Jacundá, este projeto é uma parceria direta entre a Associação de Moradores da Reserva Extrativista (ASMOREX) e Biofílica Ambipar.

A união e empenho dos comunitários garantiu o Selo Ouro Comunidade pela certificação Climate, Community & Biodiversity Standards (CCBS) da Verra.

A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES QUE PROSPERA MANTENDO A FLORESTA EM PÉ

Clique no link abaixo, acesse o site da VERRA e deixe o seus comentários sobre o nosso projeto.

START

12/10/2012

RO

Machadinho D’Oeste
e Cujubim

PARCEIROS LOCAIS

A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES QUE PROSPERA MANTENDO A FLORESTA EM PÉ

Desenvolvido na Reserva Extrativista Rio Preto-Jacundá, este projeto é uma parceria direta entre a Associação de Moradores da Reserva Extrativista (ASMOREX) e Biofílica Ambipar. A união e empenho dos comunitários garantiu o Selo Ouro Comunidade pela certificação Climate, Community & Biodiversity Standards (CCBS) da Verra.

O foco do Projeto REDD+ RESEX Jacundá é promover impactos sociais e ambientais positivos na região por meio da geração e comercialização dos créditos de carbono. A renda dos créditos é reinvestida na melhoria da qualidade de vida da comunidade. O projeto já financiou (1) a construção de um complexo de desenvolvimento comunitário, com auditório, refeitório, escritório, banheiros, telecentro e antenas para comunicação, (2) acesso a educação e cultura, por meio de parcerias com instituições de ensino e cursos de especialização em diversas áreas e (3) acesso a saúde, por meio de visitas periódicas de médicos e pediatras.

A última verificação de créditos gerou mais de 151 mil créditos de carbono, que estão à disposição para venda. Dessa forma, o projeto continuará mudando vidas de famílias de Machadinho D’Oeste, em Rondônia.

Impacto do Projeto REDD+ RESEX Jacundá

icon-mais
0 k
Hectares
sob gestão

icon-mais
0 k
tCO2eq de
emissões reduzidas
ao ano
icon-mais
0 k
Hectares de desmatamento evitado em 30 anos
icon-mais
0
Espécies de fauna, das quais 14 estão ameaçadas de extinção
icon-mais
0
Famílias tradicionais de origem seringalista impactadas

PADRÃO DE CERTIFICAÇÃO

O Projeto REDD+ RESEX Jacundá está em processo de verificação pelos principais padrões internacionais de certificação de projetos florestais  – VCS e CCB

Co-Benefícios

O Projeto REDD+ RESEX Jacundá contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas

O projeto viabiliza e incentiva o acesso à educação por meio da realização de cursos técnicos e profissionalizantes voltados para as áreas de gestão financeira, administrativa e organização social, além de ter implementado um centro educacional para jovens e adultos, permitindo o acesso a capacitações que possibilitem alcançar melhores condições de emprego e a diversificação de renda.

Todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores das comunidades atuantes, principalmente mulheres e jovens. O projeto conta com um Plano de Vida, onde as atividades promovem o fortalecimento de mulheres na participação das tomadas de decisão da associação de moradores (ASMOREX).

A instalação de 9 placas fotovoltaicas garantiu o aumento da participação de energia renovável na Área do Projeto possibilitando a distribuição de energia limpa e sustentável para as famílias na RESEX, até nas áreas mais remotas. Dessa forma, contando com o sistema energético convencional e o alternativo, 100% das comunidades locais tem acesso à energia.

O projeto atuou na melhoria da infraestrutura local através da construção e implantação do centro educacional de jovens e adultos, do centro comunitário e do ambulatório, além de aumentar o acesso às tecnologias e informação através da aquisição de equipamentos de informática e construção de torre de internet.

O Projeto conta com um Plano de Manejo de Uso Múltiplo, que incentiva a exploração responsável dos recursos naturais, a agricultura de baixo carbono e a recuperação de áreas degradadas, aliado ao desenvolvimento socioeconômico. O projeto atuou na disseminação do conhecimento, treinamentos e capacitações focados no uso eficiente de recursos naturais.

As atividades desenvolvidas pelo projeto são voltadas às práticas sustentáveis na RESEX, valorizando a diversidade cultural, e contribuindo para redução da ocorrência de desmatamento por parte dos comunitários. Como resultado principal houve a redução da emissão de gases de efeito estufa, colaborando diretamente com a meta brasileira de redução de emissões.

A área do projeto possui extrema importância para a permanência dos ambientes naturais dentro e fora de seus limites, além de promover a conservação da biodiversidade, garantindo a manutenção de serviços ecossistêmicos. É importante destacar que os modos de vida tradicional dos moradores ajudam a preservar a qualidade da área.

escritório

Av. Angelica, 2330
Ed. New England - 5º andar
Higienópolis, São Paulo - SP

IMPRENSA

Envie um e-mail para: comunicacao@biofilica.com.br

Apoiamos empresas rumo ao Net-Zero

Publicações sobre o Projeto

Somos uma empresa brasileira focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de serviços ambientais.