PROJETO REDD+
RESEX JACUNDÁ

Comunidades tradicionais vivem da floresta e a protegem.

Projeto REDD+
RESEX Jacundá

Reserva Rio Preto- Jacundá é uma Unidade de Conservação criada na década de 90 para populações de origem seringalista, localizada na região de Machadinho d’Oeste e Cujubim (RO).

O Projeto REDD+ tem como foco o investimento na melhoria da qualidade de vida das comunidades e o monitoramento da cobertura florestal e da biodiversidade, visando reduzir impactos sociais e ambientais da região.

A RESEX é localizada em uma região de grande pressão para a exploração predatória de recursos naturais e sofrendo de grande carência de serviços públicos básicos, neste contexto, os moradores encontraram na comercialização de serviços ambientais uma solução para o desenvolvimento social e a conservação do seu território.

Proponentes:

• Biofílica Ambipar Environment
• ASMOREX

Apoio:

Centro de Estudos RioTerra

Localização:

Machadinho d’Oeste
e Cujubim (RO)

Data de início:

1 de outubro de 2012

área de Abrangência do projeto

Área de abrangência

0
hectares dentro da área de atividades de conservação
Flora protegida pelo projeto

Flora protegida

0
espécies, das quais 54 estão ameaçadas de extinção
Fauna protegida pelo projeto

Fauna protegida

0
espécies, das quais 133 estão ameaçadas de extinção
redução de emissões de CO2

Redução de emissões

0
tCO2eq de emissões reduzidas por ano
Desmatamento evitado

Desmatamento evitado

0
hectares de desmatamento evitado em 30 anos

Famílias
impactadas

0
famílias, em 5 comunidades e 3 colocações isoladas

SELO OURO PARA BIODIVERSIDADE (CCBS)

SELO OURO PARA COMUNIDADE (CCBS)

Localização
e importância do projeto

O Projeto REDD+ RESEX Jacundá está localizado em uma unidade de conservação estadual, do tipo reserva extrativista (RESEX), situada no nordeste do estado de Rondônia, entre os municípios de Machadinho D’Oeste e Cujubim. 

A criação da RESEX em 1996, pelo Decreto Estadual 7.336, foi apoiada em um histórico de luta pelos direitos dos comunitários. Nesse contexto, os objetivos principais do projeto para as comunidades é a elevação do empoderamento local e a melhoria da qualidade de vida, em diversos aspectos, de uma população que busca a recompensa por ser, como se auto intitulam, “guardiões da floresta”.

mapa-redd-jacunda

Certificados

O Projeto REDD+ RESEX JACUNDÁ é validado e verificado pelos principais padrões internacionais de certificação de projetos florestais:

Biodiversidade

área de Projeto REDD+ RESEX Jacundá tem um papel muito importante na conservação da biodiversidade, por estar no “Centro de Endemismo Rondônia”, considerado como uma das mais importantes áreas de endemismos de aves na América do Sul. Além disso, a Área do Projeto tem ocorrência de espécies globalmente ameaçadas de extinção de acordo com a Lista Vermelha de Espécies em Perigo da IUCN que são protegidas graças à preservação da área. 

Comunidade

As atividades realizadas pelo projeto têm como principal objetivo fortalecer a cultura extrativista e do associativismo diminuindo o êxodo populacional. Por isso, em todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores da RESEX, principalmente mulheres e jovens

Desmatamento

Complementar ao monitoramento do desmatamento realizado remotamente com o uso de imagens de satélite com alta resolução, o projeto o desenvolvimento de  práticas sustentáveis, como extrativismo e manejo florestal sustentável, reduzindo a ocorrência de atividades ilegais por parte dos comunitários e, fortalecendo e protegendo a governança da unidade de conservação. 

Co-Benefícios

O Projeto REDD+ RESEX JACUNDÁ contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas

O projeto viabiliza e incentiva o acesso à educação por meio da realização de cursos técnicos e profissionalizantes voltados para as áreas de gestão financeira, administrativa e organização social, além de ter implementado um centro educacional para jovens e adultos, permitindo o acesso a capacitações que possibilitem alcançar melhores condições de emprego e a diversificação de renda.

Todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores das comunidades atuantes, principalmente mulheres e jovens. O projeto conta com um Plano de Vida, onde as atividades promovem o fortalecimento de mulheres na participação das tomadas de decisão da associação de moradores (ASMOREX).

A instalação de 9 placas fotovoltaicas garantiu o aumento da participação de energia renovável na Área do Projeto possibilitando a distribuição de energia limpa e sustentável para as famílias na RESEX, até nas áreas mais remotas. Dessa forma, contando com o sistema energético convencional e o alternativo, 100% das comunidades locais tem acesso à energia.

O projeto atuou na melhoria da infraestrutura local através da construção e implantação do centro educacional de jovens e adultos, do centro comunitário e do ambulatório, além de aumentar o acesso às tecnologias e informação através da aquisição de equipamentos de informática e construção de torre de internet.

O Projeto conta com um Plano de Manejo de Uso Múltiplo, que incentiva a exploração responsável dos recursos naturais, a agricultura de baixo carbono e a recuperação de áreas degradadas, aliado ao desenvolvimento socioeconômico. O projeto atuou na disseminação do conhecimento, treinamentos e capacitações focados no uso eficiente de recursos naturais.

As atividades desenvolvidas pelo projeto são voltadas às práticas sustentáveis na RESEX, valorizando a diversidade cultural, e contribuindo para redução da ocorrência de desmatamento por parte dos comunitários. Como resultado principal houve a redução da emissão de gases de efeito estufa, colaborando diretamente com a meta brasileira de redução de emissões.

A área do projeto possui extrema importância para a permanência dos ambientes naturais dentro e fora de seus limites, além de promover a conservação da biodiversidade, garantindo a manutenção de serviços ecossistêmicos. É importante destacar que os modos de vida tradicional dos moradores ajudam a preservar a qualidade da área.

FALE COM NOSSO TIME COMERCIAL

PREENCHA OS DADOS ABAIXO

Downloads

Registro e Documentação

Registro e Documentação

RESEX Rio Preto-Jacundá VCS ID 1503

Publicações sobre o Projeto

Somos uma empresa brasileira focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de serviços ambientais.

Minha Conta