txt-consulta-publica-redd-jari-para

IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL POSITIVO PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA (ALTO JURUÁ).

Clique no link abaixo, acesse o site da VERRA e deixe o seus comentários sobre o nosso projeto.

START

31/07/2021​

AC

Cruzeiro do Sul,
Porto Walter​

PARCEIROS LOCAIS

IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL POSITIVO PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA (ALTO JURUÁ).

O Projeto REDD+ Seringal Rio Branco localizado às margens do Rio Juruá-Mirim, tem como foco promover impactos sociais e ambientais positivos na região, através da geração e comercialização de créditos de carbono. A renda obtida com os créditos é reinvestida na melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas que dependem da subsistência proporcionada pela floresta. São 1467 ribeirinhos divididos em 345 famílias impactadas diretamente pelos benefícios dos Projeto.

A área do Projeto REDD+ Seringal Rio Branco é de extrema importância para a conservação biológica, pois abriga uma alta diversidade de fauna e flora, incluindo a presença de espécies endêmicas e raras como o pássaro Macurupapa-mosca (Micromonacha lanceolata), que foi registrado pela primeira vez no estado do Acre, na área do projeto.

O Projeto REDD+ Seringal Rio Branco irá proporcionar a preservação desta região de relevante importância ecológica, contribuindo com a proteção de cerca de 12 espécies de fauna vulneráveis e 2 espécies indicadas como quase ameaçadas de extinção

Impacto do Projeto REDD+ Seringal Rio Branco

icon-mais-escuro
0 k
Hectares
sob gestão

icon-mais-escuro
0 k
Hectares de desmatamento​ planejado evitado em 10 anos​
icon-mais-escuro
0 m
Toneladas de CO2e potencialmente reduzidas em 30 anos de projeto​
icon-mais-escuro
0
Espécies de fauna sendo 12 vulneráveis a extinção​
icon-mais-escuro
0
Espécies florísticas, sendo 5 espécies categorizadas com algum grau de ameaça​
icon-mais-escuro
0 k
Pessoas, distribuídas em 345 famílias no entorno do projeto

PADRÃO DE CERTIFICAÇÃO

O Projeto REDD+ Seringal Rio Branco está em processo de validação e verificação pelos principais padrões internacionais de certificação de projetos florestais  – VCS e CCB

Co-Benefícios

O Projeto REDD+ Seringal Rio Branco contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas

O projeto alia as demandas socioeconômicas das comunidades às oportunidades locais voltadas às atividades econômicas mais resilientes, por meio da “Promoção de práticas agrícolas sustentáveis”. Para isso, o projeto viabiliza ações de capacitações e desenvolvimento técnico voltado as comunidades, em associação com diferentes parceiros e extensionistas.

O projeto viabiliza e incentiva o acesso à educação por meio da realização de cursos técnicos e capacitações voltados para as áreas ambiental e socioeconômica, em especial sobre práticas de produção agricola resiliente, desenvolvimento e fortalecimento de cadeias de valor incentivo a organização social e educação ambiental para a preservação de espécies ameaçadas de extinção.

O Projeto incentiva a “Promoção de práticas sustentáveis de produção” com ações voltadas para a identificação de atividades potenciais relacionadas à agricultura resiliente de subsistência, extrativismo e manejo de produtos florestais; de acordo com a demanda e perfil das comunidades locais. 

As atividades desenvolvidas pelo projeto são voltadas para práticas sustentáveis, que contribuem com a redução do desmatamento​ e degradação florestal não planejados, e consequente, redução das emissões de gases de efeito estufa. O Projeto tem o potencial de reduzir  2,818,500  tCO2 de emissões de GEE em 10 anos, com prevenção do desmatamento em floresta nativa. ​

O Projeto REDD+ Seringal Rio Branco foca no monitoramento a longo prazo de indicadores ecológicos, visando minimizar perda de habitat, alterações na paisagem e sobre-exploração de espécies. Através de palestras, treinamentos e atividades, busca envolver comunidades locais e promover a governança, visando impactos positivos na biodiversidade da área.

escritório

Av. Angelica, 2330
Ed. New England - 5º andar
Higienópolis, São Paulo - SP

IMPRENSA

Envie um e-mail para: comunicacao@biofilica.com.br

Apoiamos empresas rumo ao Net-Zero

Registro e Documentação

Jari Amapá VCS ID 1115

Monitoring Report

2011

2012 e 2013

PD

Plano de Gestão

CCB

Validation
Verification Reports

CCB

VCS – BF – 2011

VCS – BF

VCS – 2012 e 2013

Publicações sobre o Projeto

Somos uma empresa brasileira focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de serviços ambientais.

Minha Conta