Criada em 2005, a Verra é uma organização reconhecida internacionalmente pela sua expertise e excelência técnica em certificar projetos de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e benefícios positivos sociais e à natureza gerados pelos projetos de carbono. Créditos de carbono com seu lastro comprovam que os créditos adquiridos por uma empresa estão de fato compensando suas emissões de carbono.
Para isso, a organização desenvolve e gerencia as metodologias mais reconhecidas do mercado de carbono voluntário, as quais resultam em padrões de certificação para avaliar os esforços de projetos e programas. Entre eles estão o VCS (Verified Carbon Standard), que qualifica projetos para transformar suas reduções de emissões de gases de efeito estufa em créditos de carbono negociáveis, e o CCBS (Climate, Community & Biodiversity Standard), que é um padrão para avaliar projetos que geram benefícios sociais como o desenvolvimento sustentável de comunidades locais e proteção de biodiversidade.
Todos os projetos REDD+ da Biofílica utilizam e seguem as metodologias propostas pela VERRA, sendo certificados em ambos os programas citados acima.
Entre eles, o nosso Projeto REDD+ Rio Preto-Jacundá, em parceria com a ASMOREX e o Centro de Estudos Rio Terra, ganhou destaque no site da organização. Fomos convidados a compartilhar por lá como as atividades desenvolvidas pela Biofílica e seus parceiros impactam na melhoria da qualidade de vida das comunidades extrativistas e promovem o monitoramento da cobertura florestal e da biodiversidade.
Acesse a página do Projeto REDD+ Jacundá no site da Verra: http://bit.ly/redd-verra