O Ministério do Meio Ambiente publicou no último mês uma nota técnica que detalha como será executado o Programa Floresta+ Carbono, uma iniciativa que representou um grande avanço histórico para o mercado voluntário de carbono no Brasil e que agora dá mais um passo importante para sua efetiva implementação.
1) Reconhecimento
Constituição da Comissão Nacional para REDD+, instância responsável por coordenar, acompanhar e monitorar a implementação de REDD+ no Brasil.
2) Cadastramento
Desenvolvimento de uma plataforma digital para cadastro de projetos.
3) Regramento
Implantação de metodologias de mensuração com o objetivo enquadrar o projeto nas exigências do artigo 6 do Acordo de Paris.
Clique aqui para acessar a nota na íntegra.
A iniciativa demonstra uma consolidação do programa e do que ele representa. Sem dúvidas, o crescente engajamento no combate às mudanças climáticas foi determinante para essa movimentação.
Com o tempo e o avanço das fases, continuaremos a ver um mercado cada vez mais sólido e seguro.
Como consequência, vemos o resultado na outra ponta: o investimento do setor privado refletido na valorização de atividades que evitam emissões de gases de efeito estufa (GEE) e proporcionam benefícios socioambientais por meio de serviços de proteção e monitoramento ambiental, como é o caso dos projetos REDD+.
O Ministério do Meio Ambiente instituiu o Programa Floresta+ com o objetivo principal de incentivar o mercado voluntário, de créditos de carbono e garantir um ambiente de negócios favorável para esse setor.
Os Projetos REDD+ são uma das principais fontes de captação de recursos para incentivar a conservação da mata nativa porque atuam em áreas sob pressão por desmatamento, contribuindo com a conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável dessas regiões e das comunidades que dependem da floresta. Na prática, uma vez que se comprova a conservação de uma área sob pressão, são gerados créditos de carbono que são comercializados no mercado voluntário, viabilizando a continuidade das ações de conservação no longo prazo.
Neutralize as emissões da sua empresa por meio de créditos de carbono gerados pelos nossos Projetos REDD+.