biofilica-ambipar-environment

Projeto REDD+
Vale do Jari

Convidamos todos a ler as principais atividades de Clima, Comunidade e Biodiversidade desenvolvidas durante 2021. Este conteúdo é exclusivo aos apoiadores e clientes do Projeto.

Caso haja interesse da sua empresa em fazer uma campanha ou divulgação do Projeto e suas atividades, ou nos casos de dúvidas e mais informações, entre em contato com nosso time comercial.

PROPONENTES

GESTÃO ESTRATÉGICA

1º Trimestre de 2021

Aprimoramento da gestão compartilhada

Visto os apontamentos levantados durante a auditoria de verificação do projeto REDD+ Jari /Amapá, os proponentes do projeto sentiram a necessidade de analisar a aplicabilidade de ferramentas com o objetivo realizar uma melhor gestão conjunta das ações desenvolvidas pelos projetos, acompanhando efetivamente todos os pontos exigidos pelas certificações, e os indicadores e atividades planejadas nos PDs. Assim como, para aprimorar a comunicação das partes interessadas do projeto, outros setores do Grupo Jari e terceiros, envolvidos direta e indiretamente no projeto.

Estruturação do Programa REDD+ Vale do Jari

Colocando em prática a estruturação de melhores formas de gestão, os proponentes iniciaram o mapeamento das atividades e indicadores dos projetos REDD+ relacionadas com as atividades, procedimentos e planejamento da Fundação Jari e dos outros setores. Esse material foi construído conjuntamente, para se avaliar pontos fortes e fracos da participação das partes no projeto, para dessa forma, compreender quais as melhorias necessárias.

3º Trimestre de 2021

Incorporação do Programa REDD+ Vale do Jari

Como resultado do trabalho conjunto das equipes, se estruturou o entendimento do Programa REDD+ Vale do Jari. Trata-se da união das atividades planejadas pelos projetos REDD+ com as atividades realizadas pela Fundação Jari (que são divididas em subprojetos) e outros setores do Grupo Jari e parceiros. A gestão e monitoramento desse programa está em um estágio inicial, enquanto a equipe da Fundação Jari elaborou seu planejamento 2022 baseado nas atividades e indicadores do projeto, e a equipe da Biofílica vem trabalhando na implantação de ferramentas para o aprimoramento da gestão compartilhada e monitoramento dos projetos REDD+, alinhado com metodologias reconhecidas de gestão de projetos.

Atividades Previstas

Elaborar a versão inicial do cronograma de atividades 2022 baseado no planejamento da Fundação Jari focado nas diretrizes do Programa REDD+ Vale do Jari

Formalizar cadências de reuniões para nivelamento de informação sobre os projetos e a importância da contribuição conjunta para a realização das atividades com as partes interessadas

Elaborar o plano de gerenciamento de comunicação para o projeto Vale do Jari, com o apoio da equipe de marketing da Biofílica

Clima

1ª Verificação VCS/CCB

A conclusão do 2º trimestre de 2021 foi marcada pela finalização do processo de verificação do Projeto REDD+ Jari /Amapá. Toda a documentação do projeto está disponível na plataforma de registro da Verra. O volume total verificado no período monitorado foi de 1.560.640 VCU’s (safras 2014 a 2019).

3º e 4º Trimestre de 2021

Monitoramento PLANET

No final de 2020 foi formalizada a contratação da Plataforma SCCON e imagens de satélite diárias Planet com a empresa SCCON Geospatial. A área monitorada pelo sistema foi de 200.000 hectares distribuídos nos estados do Pará e Amapá. No final de 2021, foi concluída a averiguação de todos os alertas de desmatamento identificados pelo sistema, com a identificação dos responsáveis, quando cabível. Além disso, essa estratégia foi fundamental para aprimorar as estratégias de atuação a equipe de vigilância em campo.

Atividades Previstas

Revisar a estratégia de uso e verificação em campo das áreas identificadas pelo Sistema Planet, pensando na renovação do contrato

Elaborar estratégia para a próxima certificação VCS/CCB do Projeto REDD+ Jari /Pará

Avaliar e elaborar estratégia do processo de revisão da baseline do Projeto REDD+ Jari /Pará

Comunidade & Biodiversidade

2º e 3º Trimestre de 2021

Diagnóstico socioecômico

A empresa Di Ciero concluiu o levantamento dos dados secundários e o levantamento das informações em campo. Foram ouvidas 540 famílias que, após uma análise, totalizaram em cerca de 140 comunidades, abrangendo o estado o Amapá e Pará. Os resultados levantados geraram relatórios que estão em processo de revisão pelos proponentes do projeto.

3º Trimestre de 2021

Atualização da Xiloteca e Museu

Através de uma parceria firmada entre a Fundação Jari e o IFAP (Instituto Federal do Amapá), foram iniciadas as atividades de atualização e catalogação da xiloteca (coleção de madeiras) e a retomada das visitas ao Museu com cunho educacional.

4º Trimestre de 2021

Selo FSC – Manejo Florestal Amapá

No final de 2021, a empresa Agregue Ind., Com. e Transporte de Madeira Ltda passou pelo processo de certificação das atividades do manejo florestal realizado no estado do Amapá. Como alguma das atividades previstas estão em consonância com o Projeto REDD+ a Biofílica participou dando um apoio com o material do projeto, além de participar da consulta pública que ocorreu entre agosto e setembro.

Atividades Previstas

Finalização e revisão dos produtos elaborados pela Di Ciero para o levantamento socioeconômico (Biofílica e Grupo Jari).

Retomar as atividades paralisadas pela pandemia do COVID-19 no Amapá, a realização das câmaras técnicas e definir metodologia de escolha das novas famílias do projeto de expansão.

Avaliar o status das atividades do Projeto REDD+ Jari /Pará, impactadas pela pandemia do COVID-19, e para elaborar a estratégias prioritárias que deverão ser implementadas em 2022

Levantar junto à Agregue os resultados indicados pela certificação FSC e alinhas a entrega de evidências das atividades e indicadores relacionadas ao Projeto REDD+ Jari Amapá

Finalizar a formalização contratual de parcerias para realização do monitoramento da biodiversidade e manutenção da xiloteca com o IFAP.

Elaborar plano estratégico para implantação das atividades de monitoramento para fauna e flora em 2022, em parceria com o IFAP, Agregue e Grupo Jari.

Comunicação

Durante o período foram realizados trabalhos de comunicação redes sociais, relações públicas e branding. Destaque para a série de entrevistas do Jorge Rafael (Coordenador da Fundação Jari) em veículos locais.

1º Trimestre de 2021

Redes Sociais

A principal rede utilizada é o Instagram, e o crescimeto da página se mantém acelerado de forma orgânica (apenas com a produção de conteúdo e pautas, sem anúncios pagos), as taxas de engajamento também se mantém em constante evolução.

SIGA A FUNDAÇÃO JARI

Relações Públicas

Desenvolvemos press releases em parceria com os clientes que neutralizaram emissões com créditos de carbono do Projeto REDD+ Vale do Jari.

Entrevistas

Jorge Rafael, deu entrevistas em diversos veículos abordando os projetos e programas da Fundação Jari beneficiados pelo Projeto REDD+ Vale do Jari.

Somos uma empresa brasileira focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de serviços ambientais.