biofilica-ambipar-environment

Projeto REDD+
RESEX Jacundá

Convidamos todos a ler as principais atividades de Clima, Comunidade e Biodiversidade desenvolvidas durante 2021. Este conteúdo é exclusivo aos apoiadores e clientes do Projeto.  

Caso haja interesse da sua empresa em fazer uma campanha ou divulgação do Projeto e suas atividades, ou nos casos de dúvidas e mais informações, entre em contato com nosso time comercial.

PROPONENTES

APOIO

GESTÃO ESTRATÉGICA

Atividades Realizadas

1º Trimestre de 2021

Nova diretoria da ASMOREX

O início de 2021 foi marcado pela eleição da nova diretoria da Associação de Moradores da Reserva Extrativista Rio Preto-Jacundá (ASMOREX), em uma assembleia ordinária, a gestão atual é liderada por Denise Viana Borges, de 25 anos.

2º e 3º Trimestre de 2021

Consulta pública presencial – 08 de setembro

A consulta pública do projeto ocorreu de forma presencial durante três dias divididos entre reunião com Governo do Estado (através da Coordenadoria Unidades de Conservação - CUC, integrada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental SEDAM) no primeiro dia, realização de um alinhamento geral entre os proponentes no segundo dia e a realização da Assembleia Geral, que contou com a presença dos comunitários, da representante da Rioterra, representantes da SEDAM e do Tribunal de Contas de Rondônia no terceiro dia. Em todas essas ações se focou na apresentação dos principais resultados e impactos do projeto durante o período monitorado dentro dos três principais escopos: clima, comunidade e biodiversidade, e no alinhamento de estratégias futuras para o projeto nesses eixos no futuro.

Atividades Previstas

Comunicação Projeto: O marketing da Biofílica, com o apoio da equipe operacional, irá iniciar a elaboração de uma estratégia de comunicação para o projeto REDD+, que deverá ser alinhada com a Rioterra, para se ter uma comunicação unificada do projeto.

Gestão do projeto: a Biofílica pretende replicar no projeto Jacundá o modelo de monitoramento e gestão incialmente desenhados em 2020, com as respectivas ferramentas necessárias, realizando a devida adequação à realidade do projeto REDD+ RESEX Rio Preto Jacundá.

Mecanismo Financeiro: foi estabelecido que, antes da formalização do instrumento, será elaborada uma cartilha e treinamento para explicação e aplicação de processos de melhoria das práticas de gestão financeira do projeto para a capacitação dos comunitários interessados.

Clima

Atividades Realizadas

1º Trimestre de 2021

Planejamento da auditoria de verificação VCS/CCB

O 1º trimestre se iniciou com o planejamento muito focado na auditoria de verificação VCS/CCB que foi realizada no segundo semestre de 2021. Foi elaborada e apresentada uma ferramenta para levantamento e organização de evidências, aprovada pela ASMOREX e Rioterra. Além disso, foi entregue a proposta assinada pela ASMOREX para a contratação do serviço de auditoria da empresa Earthood.

2º Trimestre de 2021

Levantamento de informações para MR

A equipe da Biofílica, com suporte da Denise, Pinheiro (representando a ASMOREX) e Telva, levantaram informações e evidências das atividades desenvolvidas no Projeto no período de outubro de 2015 a agosto de 2020 (período a ser auditado), bem como iniciaram o desenvolvimento do Relatório de Monitoramento.

3º Trimestre de 2021

Auditoria verificação VCS/CCB

A auditoria em campo foi realizada na última quinzena de setembro, anterior a esse passo, os proponentes solicitaram à Verra uma extensão do prazo de verificação para que o projeto não fosse prejudicado por conta de atrasos causados pela pandemia do COVID-19 que aceita.

4º Trimestre de 2021

Intensificação das atividades de monitoramento e vigilância patrimonial

Em 2020, o projeto, através dos proponentes e parceiro, realizou uma ótima aproximação com a gestão da CUC/SEDAM e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Essas aproximações foram cruciais principalmente para intensificar as operações e rondas de vigilância na RESEX no ano, que vem sendo fortemente pressionada pela entrada de invasores.

Atividades Previstas

O projeto planeja definir, junto à SEDAM um modelo de Cooperação Financeira para auxiliar o órgão na realização de operações de combate ao desmatamento mais efetivas.
Adicionalmente, o projeto pretende desenhar estratégias para a mitigação e prevenção ao desmatamento dentro da área, casado com as informações dos dados PLANET e PRODES geradas frequentemente, de modo a dar suporte às ações de vigilância em campo.

Comunidade & Biodiversidade

Atividades Realizadas

1, 2 e 3º Trimestre de 2021

Monitoramento de biodiversidade

Foi formalizado e aprovado os resultados do monitoramento de biodiversidade no início de 2021, porém, a apresentação dos resultados à comunidade ainda não ocorreu por conta da pandemia. Mesmo com o alto risco de desmatamento na área, quando se compara os resultados obtidos para os mamíferos e aves no monitoramento de biodiversidade para o ano de 2020 com outros estudos do estado e até mesmo com estudos realizados na RESEX, nota-se que a área ainda se encontra bastante preservada, e que os modos de vida tradicional dos moradores ajudam a manter a qualidade desta área.

4º Trimestre de 2021

Agenda de capacitação na RESEX

Na segunda quinzena de novembro, devido a melhora no quadro da COVID-19 na região, foi retomada a agenda de capacitações na RESEX envolvendo os temas de: Mudanças climáticas e Projetos REDD+, Curso básico de manuseio em GPS, Curso de biojóias, Curso de Identificação Botânica e Oficina sobre prevenção ao câncer. Essas agendas continuarão ao longo do ano de 2022, sendo abordada no Plano de Trabalho elaborado entre as partes.

Atividades Previstas

Realizar a apresentação da devolutiva do trabalho do Diagnóstico de Cadeias Produtivas realizado pelo Pacto das Águas, para a posterior implementação de propostas levantadas do diagnóstico de Cadeias Produtivas.

Dar continuidade do monitoramento da biodiversidade, coletando os dados nos anos seguintes, seguindo os protocolos definidos para acompanhar se há alguma alteração nos números da biodiversidade, envolvendo e capacitando os comunitários.

Somos uma empresa brasileira focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de serviços ambientais.