A publicação da editora Springer faz parte de uma série de livros dedicados à pesquisa climática, abordando temas como impactos, gerenciamento e políticas da temática no mundo.
Conhecida mundialmente por suas publicações e conteúdos científicos que são referência para pesquisadores e instituições, a editora Springer acaba de produzir uma série que aborda um dos temas mais discutidos atualmente, as mudanças climáticas. Entre as obras, está o livro “Climate Change and Ancillary Benefits”, que dedica um capítulo a falar sobre o impacto positivo do mercado REDD+ brasileiro na proteção florestal. O tema foi apresentado por grandes nomes do cenário REDD+ no país e, inclusive, contou com a participação do nosso CEO, Plínio Ribeiro.
O capítulo reconhece que nos últimos anos o Brasil alcançou um grande grau de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) devido a conservação de florestas, e aponta que as práticas de REDD+, como o monitoramento e remanejamento florestal, são significativas para esse avanço. O estudo mostra que os efeitos dos investimentos que evitam o desmatamento na Amazônia, quando devidamente aplicados, desempenham um papel importante tanto na conservação da maior biodiversidade do mundo, quanto em outros aspectos, como por exemplo a distribuição das chuvas de toda a América do Sul e o impacto social positivo para as comunidades que dependem da floresta para subsistência.
A evolução dos Padrões metodológicos e a necessidade urgente de determinar normas para o mercado de créditos de carbono também é uma das pautas ressaltadas pela publicação. Dado que o desmatamento é responsável por 15% das emissões mundiais de GEE, o interesse em mecanismos que contribuem para a mudança desse cenário é cada vez maior, prática incentivada inclusive pelo Acordo de Paris. Quanto mais esse mercado evolui, maiores os benefícios ambientais e econômicos para o Brasil e para o mundo.
A quem interessar, a série – em inglês – que explora as questões mais afundo e traz dados interessantes sobre o tema está disponível para compra online no site da editora.
Fale com o nosso time e saiba mais sobre os nossos Projetos REDD+, que geram créditos de carbono e contribuem para a conservação da Amazônia.