Hoje, 16 de março, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Para celebrar a data e com o intuito de destacar como podemos colaborar na mudança deste cenário, trouxemos alguns dos principais pontos abordados no relatório do IPCC ‘Climate Change 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability’.
A hora de agir é agora!
Sabemos que os impactos e riscos das mudanças climáticas estão em evidência pela importância das nossas ações hoje para reverter o cenário atual. A mobilização cada vez maior pelas causas climáticas vem chamando atenção de indivíduos, organizações e governos, para que juntos possamos construir um presente mais sustentável e assim garantir o futuro dos recursos naturais e da humanidade.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC) em seu relatório ‘Climate Change 2022: Impacts, Adaptation and Vulnerability’ analisou alguns pontos relevantes sobre os impactos das mudanças climáticas, os benefícios das mudanças que já estão acontecendo e como o desenvolvimento pode estar aliado ao clima. O relatório é um dos mais completos no mundo, contando com a contribuição de mais de especialistas em 80 países. Ficou claro que:
- Impactos e riscos observados e projetados
As mudanças climáticas provocadas pelo homem levam a impactos irreversíveis e cada vez mais difíceis de lidar, mas ações de curto prazo para reduzir o aquecimento global a cerca de 1,5°C reduziriam substancialmente as perdas e danos.
- Adaptação atual e seus benefícios
O progresso no planejamento e implementação de ações para conter as mudanças climáticas foi observado em todos os setores e regiões, gerando múltiplos benefícios – porém existem lacunas e os esforços são distribuídos de maneira desigual, o que precisa e pode ser corrigido.
- Desenvolvimento resiliente ao clima
O desenvolvimento sustentável é mais urgente hoje do que foi avaliado em relatórios anteriores. Ainda assim, quando os governos, a sociedade e o setor privado trabalham juntos e fazem escolhas de desenvolvimento inclusivas que priorizam a redução de danos, conseguimos resultados eficazes.
Vamos juntos?
Clique aqui para conversar com nosso time e saber o que a sua organização pode fazer para fazer parte dessa movimentação.