Cinco milhões de quilômetros quadrados em território brasileiro habitados por 25 milhões de pessoas. Hoje é o Dia da Amazônia, a maior floresta tropical e um dos principais reservatórios de carbono do planeta. Por esse motivo, tem um peso fundamental para impedir o avanço das mudanças climáticas em todo o mundo.
Investir na conservação da floresta tem sido nossa forma de honrar tudo que ela representa e que está em constante ameaça pelo desmatamento – o que envolve um trabalho que vai além de contextos ambientais. As estratégias de preservação e desenvolvimento sustentável da região envolvem atividades sociais, econômicas, de clima e biodiversidade.
Nossos projetos REDD+1 são exemplos de como conciliar essas atividades e dessa forma gerar créditos de carbono. Entre eles, o Projeto REDD+ RESEX Jacundá, que tem objetivo elevação do empoderamento local e a melhoria da qualidade de vida em diversos aspectos da população, que coincidente, está realizando nesse final de semana a continuação das obras de abertura da estrada que ligará o Setor de Terra Firme com o Setor Ribeirinho, beneficiando diretamente 8 famílias antes isoladas, além de promover a melhoria logística para a realização das atividades do manejo florestal de baixo impacto, também apoiado pelo projeto, fortalecendo as atividades desenvolvidas no eixo “Infraestrutura”, que foi estabelecida como uma prioridade junto aos comunitários na construção do Plano de Vida dos moradores da RESEX.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9: Indústria, inovação e infraestrutura
O projeto atuou na manutenção das estradas e ramais dentro dos limites do projeto, facilitando a locomoção, escoamento de produtos e o acesso às comunidades isoladas dentro da RESEX.
Além disso, nos próximos dias, o projeto estará aberto para consulta pública no site da VERRA, uma forma de ouvirmos comentários, sugestões e dúvidas da todas as partes interessadas . Todas as interações são levadas em consideração e são importantes para a construção transparente e evolução do projeto, afinal, preservar esse patrimônio nunca foi tão urgente.
Construir um futuro sustentável significa suprir as necessidades da geração atual sem comprometer os recursos de futuras gerações. Por isso, os esforços para proteção ambiental devem ser estendidos por todo ano. Mas ficamos felizes e orgulhosos em comemorar a data da melhor forma possível: viabilizando ações reais em nossos projetos e gerando o impacto positivo necessários para seguirmos a viabilizar a conservação de florestas.
Saiba mais sobre como sua empresa pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia enquanto neutraliza emissões por meio dos créditos de carbono.
1) REDD+: Redução das Emissões provenientes de Desmatamento e da Degradação florestal, incluindo (+) a conservação dos estoques de carbono florestal, o manejo sustentável de florestas e o aumento dos estoques de carbono florestal.