O PRIMEIRO PROJETO NO BRASIL A ATENDER O PADRÃO SD VISta, CONTRIBUINDO COM 7 ODS.

Clique no link abaixo, acesse o site da VERRA e deixe o seus comentários sobre o nosso projeto.

PROPONENTES

• Biofílica Ambipar
Manoa Sustentável

LOCALIZAÇÃO

Cujubim
Rondônia
(RO)

STATUS

VERIFICAÇÃO:  VCS
Créditos Disponíveis para venda

DATA DE INÍCIO

01 de janeiro
de 2013

Biodiversidade
Projeto REDD+ Manoa
Biodiversidade
Projeto REDD+ Manoa
CEFLOM
Projeto REDD+ MANOA
Projeto REDD+ Manoa
Biodiversidade
Projeto REDD+ Manoa
Previous slide
Next slide

REFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL QUE SE TORNOU UM VERDADEIRO REFÚGIO PARA A BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA.

A Fazenda Manoa fica situada em uma das regiões com maior pressão por desmatamento no mundo. Desde o ano de 2017 a maior parte das propriedades no entorno da Fazenda vem perdendo floresta para atividades pecuárias e agrícolas, principalmente a sojicultura. A Fazenda Manoa, como referência internacional de manejo florestal sustentável, é uma exceção e tem se mantido praticamente intacta ao longo dos anos.

Por conta dessa condição particular, a Fazenda Manoa tornou-se um refúgio para mais de 780 espécies de fauna da região. São animais que fugiram do desmatamento nas propriedades vizinhas e que encontraram, na Fazenda, um lugar seguro para viver e se multiplicar.

Desde 2018, o projeto faz parte da plataforma Compromisso com o Clima, do Instituto Ekos Brasil, e em sua última verificação, gerou mais de 940k créditos de carbono.

Impacto do Projeto REDD+ MANOA

icon-mais
0 k
Hectares
sob gestão


icon-mais
0
Espécies de flora, das quais 16 estão ameaçadas de extinção
icon-mais
0
Espécies de fauna, das quais 14 estão ameaçadas de extinção
icon-mais
0 K
Toneladas de CO2e potencialmente reduzidas ao ano
icon-mais
0
Pessoas participando de capacitações ao ano

PADRÃO DE CERTIFICAÇÃO

O Projeto REDD+ Manoa é validado e verificado pelos principais padrões internacionais de certificação de projetos florestais.  – VCS e SDVISta (em fase de validação e verificação)

SELO OURO PARA BIODIVERSIDADE (CCBS)

Localização e
importância do projeto

O Projeto REDD+ Manoa está localizado nos municípios de Cujubim, Itapoã do Oeste e Porto Velho, no estado de Rondônia, região de grande pressão de desmatamento e de considerável histórico de degradação. Nesse contexto, o seu principal objetivo é promover o desenvolvimento de atividades destinadas à mitigar as mudanças climáticas, reduzindo as emissões de GEE causadas pelo desmatamento e pela degradação florestal, promovendo bem-estar social e conservando a biodiversidade local.

Com atividades de vigilância patrimonial e de monitoramento por imagens de satélite, o projeto conseguiu conter o desmatamento na Área do Projeto. Ademais, através de capacitações relacionadas à temática de educação ambiental e manejo florestal de baixo impacto, o projeto permite a disseminação do conhecimento sobre a importância da conservação das florestas, consolidando uma cultura de desenvolvimento sustentável.

Além disso, é incentivada a realização das práticas de manejo florestal de baixo impacto certificado pelo selo FSC dentro da área do projeto, contribuindo para o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, além de promover a conservação do habitat de espécies vulneráveis e de atributos de alto valor de conservação.

Biodiversidade

área de Projeto REDD+ RESEX Jacundá tem um papel muito importante na conservação da biodiversidade, por estar no “Centro de Endemismo Rondônia”, considerado como uma das mais importantes áreas de endemismos de aves na América do Sul. Além disso, a Área do Projeto tem ocorrência de espécies globalmente ameaçadas de extinção de acordo com a Lista Vermelha de Espécies em Perigo da IUCN que são protegidas graças à preservação da área. 

Comunidade

As atividades realizadas pelo projeto têm como principal objetivo fortalecer a cultura extrativista e do associativismo diminuindo o êxodo populacional. Por isso, em todas as atividades do projeto são abertas e estimuladas para a participação de todos os moradores da RESEX, principalmente mulheres e jovens

Desmatamento

Complementar ao monitoramento do desmatamento realizado remotamente com o uso de imagens de satélite com alta resolução, o projeto o desenvolvimento de  práticas sustentáveis, como extrativismo e manejo florestal sustentável, reduzindo a ocorrência de atividades ilegais por parte dos comunitários e, fortalecendo e protegendo a governança da unidade de conservação. 

Co-Benefícios

O Projeto REDD+ Manoa contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas

O projeto propicia o acesso e incentiva a educação na região através das palestras e treinamentos em técnicas de manejo de baixo impacto, possibilitando um aumento no número de jovens e adultos capacitados tecnicamente e profissionalmente em práticas que colaboram com o desenvolvimento sustentável. Além disso, são realizadas atividades de educação ambiental, colaborando para a disseminação do conhecimento sobre a importância da conservação das florestas, gerando, consequentemente, a consolidação da cultura do desenvolvimento sustentável. O projeto também colabora com o meio científico através da parceria com a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para monitoramento da biodiversidade através de um projeto de pesquisa.

Por meio de ações que incentivam o manejo florestal de baixo impacto, o projeto auxilia na sustentação de cerca de 22 indústrias no município de Cujubim, que utilizam matéria-prima sustentável, integrando as mesmas em cadeias de valor e de mercado, promovendo a conservação dos recursos naturais, aliado ao desenvolvimento socioeconômico. A Manoa conta também com a certificação FSC para operações de manejo garantindo a qualidade e responsabilidade na produção. Ainda, alguns dos principais componentes do Projeto relacionam-se à disseminação do conhecimento focados no uso eficiente de recursos naturais, buscando maior integração entre as partes envolvidas e focando nas cadeias de negócios sustentáveis, gerando renda e conscientizando a população para o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis.

Todas as atividades desenvolvidas pelo projeto visam combater as mudanças climáticas e seus impactos através da redução do desmatamento na área do projeto e, consequentemente, das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Como resultado, o projeto colabora diretamente com a meta brasileira de redução de emissões, com um potencial de redução de 8.378.700 tCO2e de emissões de gases de efeito estufa em um período de 30 anos.

As atividades do projeto promovem a conservação da biodiversidade local e a manutenção dos serviços ecossistêmicos. Ademais, através da prática de manejo florestal de baixo impacto certificada pelo selo FSC, o projeto contribui para o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, além de promover a disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade local com o monitoramento da fauna, referente à parceria com a UNIR, e da flora, com as atividades de exploração sustentável que ocorrem na Fazenda. Através das atividades de manejo florestal sustentável, o projeto também contribui para proteção das Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC), promovendo a conservação do habitat de espécies vulneráveis e de ecossistemas raros como o “saleiro”, assim, a área atua como refúgio natural de diversas espécies, em vista da grande degradação da área ao entorno.

escritório

R. Vieira de Morais, 420
4º andar, conjunto 43 / 44
Brooklin, São Paulo - SP
04617-000, Brasil

IMPRENSA

Envie um e-mail para: comunicacao@biofilica.com.br

Apoiamos empresas rumo ao Net-Zero

Downloads

Registro e Documentação

Publicações sobre o Projeto

Somos uma empresa brasileira focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de serviços ambientais.