OFERTAR EXCEDENTE DE RESERVA LEGAL


Arrendamento

O proprietário que possui área de vegetação nativa excedente à reserva legal pode arrendá-la para compensar a reserva legal de uma ou mais propriedades no mesmo bioma. Neste modelo, a conservação é de responsabilidade do proprietário que tem o Excedente.

A Biofílica une oferta à demanda de Reserva Legal, auxilia no controle e gestão de pagamentos e recebimentos, administração dos contratos e cuida da regularização ambiental da propriedade acompanhando projeto técnico junto ao órgão ambiental competente.

Vantagens

O proprietário permanece titular da propriedade, sendo recompensado financeiramente pela conservação de seu excedente florestal;

O comprador continua utilizando sua área produtiva, além de, minimizar custos com instituição da Reserva Legal em sua propriedade;

Após término do contrato é possível, a renovação ou estabelecimento de contrato com outro proprietário.


Venda

O proprietário que possui área de vegetação nativa que excede a área de reserva legal pode vendê-la para compensar o déficit de proprietários que preferem adquirir um imóvel. Desta forma, a conservação da área fica sendo do atual proprietário do imóvel.

A Biofílica une oferta à demanda de Reserva Legal, auxilia no controle e gestão de pagamentos e recebimentos, administração dos contratos e realiza a Regularização Ambiental da propriedade acompanhando projeto técnico junto ao órgão ambiental competente.

Vantagens

O vendedor é remunerado pela manutenção e conservação da área de Compensação de Reserva Legal.

O comprador continua utilizando sua área produtiva, além de, minimizar custos com instituição da Reserva Legal em sua propriedade.


Venda de propriedade em Unidade de Conservação

Propriedades passíveis de regularização fundiária inseridas em Unidades de Conservação de Domínio Público podem ser vendidas. Neste caso, o proprietário comprador realiza a doação da área para o órgão ambiental e recebe um título que pode ser usado para compensar a reserva legal de sua propriedade.

A Biofílica une oferta à demanda de Reserva Legal, auxilia no controle e gestão de pagamentos e recebimentos, administração dos contratos e realiza a Regularização Ambiental da propriedade acompanhando o processo de doação ao poder público.

Vantagens

O vendedor, que estava pendente de regularização fundiária, é remunerado pela sua terra e deixa o interior da Unidade de Conservação que fica ainda mais protegida.

O comprador resolve o passivo ambiental perpetuamente e continua utilizando sua área produtiva, além de, minimizar custos com instituição da Reserva Legal em sua propriedade.