REDD+

Trabalhamos em parcerias para conservar mais de 1 milhão de hectares de floresta nativa na Amazônia.

Nossos projetos são desenvolvidos com comunidades ou proprietários de áreas da Amazônia para evitar invasões e desmatamento ilegal, promover a pesquisa científica e monitoramento da biodiversidade e estimular atividades econômicas florestais baseadas em produtos madeireiros e não madeireiros.


A Suzano Papel e Celulose escolheu o projeto Jari Amapá REDD+ dentre outras iniciativas apresentadas por sua credibilidade e por estar alinhado a nossa estratégia de sustentabilidade, ou seja, aos nossos valores e princípios. A Biofilica nos apresentou um projeto eficaz, reconhecido e validado pelos órgãos competentes e comprometido com uma atuação socioambiental. Desta forma podemos vislumbrar e implantar alternativas para áreas de grande importância para a conservação alinhadas com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

Alexandre Di Ciero
Gerente executivo de Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose

COMPENSAÇÃO DE RESERVA LEGAL

Compensamos o déficit de Reserva Legal dos imóveis rurais com excedente de vegetação de propriedade cuidadosamente selecionada:

PARA OFERTANTE
  • Oportunidades seguras de recebimento pela manutenção da reserva legal;
  • Acompanhamento da negociação dos contratos de compensação ambiental;
  • Controle de pagamentos e recebimentos nos termos estabelecidos entre as partes;

  • Realização dos procedimentos técnicos e processuais necessários junto a órgãos ambientais.

PARA DEMANDANTE
  • Oportunidades seguras de regularização da reserva legal;
  • Diligência documental e técnica anterior à negociação, para garantir a integridade legal da área a ser adquirida ou arrendada;

  • Realização dos procedimentos técnicos e processuais junto a órgãos ambientais;

... em 2014 fizemos nosso primeiro contrato entre as partes, deu tudo certo na emissão da licença ambiental, e novamente em 2016 foi feita outra contratação de área junto a Biofílica para atender o órgão ambiental. Estamos bastante satisfeitos, e, sem dúvida, essa parceria comercial deverá se estender por muito tempo entre nossas empresas.

Frederico Prado
Demandante de Reserva Legal

FINANCIAMENTO RURAL, CADEIA DE VALOR E REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

A Joint Venture entre a Biofílica e a Santiago & Cintra Consultoria – SCCON resultou em uma parceria de sucesso, o Consórcio CAR Brasil, que posteriormente deu espaço ao nascimento da Audsat.

A Audsat é uma empresa com cases de sucesso nas mais relevantes instituições financeiras, além de cooperativas de produtores rurais e empresas de bem de consumo. Sua missão é oferecer soluções de mitigação de riscos no crédito e seguro agrícola e compliance ambiental, através do monitoramento de propriedades rurais.

A empresa trabalha fundamentalmente em três segmentos de negócio:

CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR)

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico obrigatório, é fundamental para a regularização ambiental e planejamento da propriedade rural. O Consórcio CAR Brasil realizou a inscrição de propriedades rurais no CAR junto a importantes cooperativas e empresas do agronegócio e silvicultura, colaborando para o cumprimento do Novo Código Florestal e seus desdobramentos.

Saiba mais sobre nossos projetos de CAR:

CONSULTORIA

A Biofílica oferece serviço de consultoria especializada em temas relacionados a mudanças climáticas, biodiversidade, conservação e gestão florestal.

Expertise diferenciada na intersecção destes temas foi construída desde 2008 pela atuação nos projetos de conservação (REDD+), serviços de Cadastro Ambiental Rural e desenvolvimento do mercado de compensação de reserva legal.

Nossos clientes são governos, organismos multilaterais, organizações do terceiro setor e/ ou empresas que buscam estudos, análises e diagnósticos especializados.

Entre os trabalhos que desenvolvemos estão:

PUBLICAÇÕES



Boletim REDD+
Outubro 2017
Julho 2017
Junho 2017
Maio 2017
Boletim CRL
Novembro 2017
Outubro 2017
Setembro 2017
Agosto 2017
Gerais
5 anos do código florestal
O CAR é a ferramenta
O valor das florestas
Crescem investimentos em conservação

QUEM SOMOS

A Biofílica é uma empresa brasileira focada na gestão e conservação de florestas a partir da comercialização de serviços ambientais, investimentos em pesquisa, desenvolvimento socioeconômico de pessoas e comunidades e intermediação de negócios entre produtores e proprietários de matas nativas.

Com o objetivo de contribuir para a criação e o desenvolvimento de um mercado sólido e confiável de ativos ambientais, a Biofílica investe num modelo de negócio inovador, que permite a conservação de florestas nativas e dos serviços ambientais, proteção da biodiversidade, redução de emissões de e sequestro de carbono, proteção do solo, preservação dos recursos hídricos e melhor planejamento da produção.

Por meio de suas atividades, a Biofílica torna conservação ambiental uma atividade economicamente interessante para proprietários de florestas, comunidades, governos e investidores.